Um Pouco de mim...

Sou procuradora municipal, mestre e doutoranda.
Professora universitária , nas disciplinas de ética , direitos humanos: infância e juventude e direito indígena, direito constitucional e direito administrativo. Na pós (ADESG) lecionei Teoria do Estado .

Atuei como Conselheira na Ordem dos Advogados do Brasil , no período de 1995 a 2001, atuei como criadora e presidente da Comissão da Advocacia Pública, como membro da Comissão de Seleção e Prerrogativas, membro da Comissão de Ensino Jurídico e como membro da Comissão da Mulher Advogada todos da OAB/MS.

Sou mestre e doutoranda pela UNIMES.
Publiquei meu livro, sob o título : Os princípios constitucionais dos índios e o direito à diferença, face ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana, pela Editora Almedina, Coimbra, Portugal.
Atuo como Palestrante em Direitos Humanos .
Meu maior qualificativo na vida é ser mãe do Nícolas .

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CONCLUSÃO

A Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas traz uma série de princípios, desde os preâmbulos até nos seus quarenta e cinco artigos, apontando os principais temas do documento. Merece destaque a preocupação com a igualdade de direitos, a luta contra a opressão, o genocídio e etnocídio, buscando a identidade de seus costumes e religião, passando pela preservação com o meio-ambiente, primando pelo direito a viver e a ser diferente.

O projeto trazia também a preocupação dos povos indígenas com o direito de escolha de todos assuntos que lhes são afetos, como o direito à autodeterminação. O relacionamento democrático com as sociedades e Estados envolventes também é lembrado, sob o prisma de que a Dignidade é importante fundamento do Estado Democrático de Direito, e por fim, proclamando a todos a promoverem ações que tenham efetividade e protejam os interesses dos índios, como reconhecimento internacional de direitos humanos.

A Declaração Universal dos Povos Indígenas , pode ser considerado como mais um instrumento de vitória da luta dos povos indígenas, numa luta árdua de mais de duas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário